Casa de Francisca
Este espaço único transformou o palacete Tereza Toledo Lara em uma mistura perfeita entre casa de show e bar-restaurante.
A decoração traz objetos cheios de memórias afetivas, trazendo aquela sensação de casa de avó. Com móveis antigos e decorações que todos nós já vimos nas casas brasileiras.
Onde: Rua Quintino Bocaiúva, 22 – Sé
Theatro Municipal em visita guiada gratuita
Você sabia que é possível visitar o Theatro Municipal e o que já aconteceu por lá nos mais de 110 anos do espaço? Pois o principal teatro da cidade oferece diversas visitas guiadas gratuitas para que os visitantes possam imergir na sua história.
As visitas acontecem de terça a sábado, a partir das 10h, em diversos horários e com duração de 1h15. Apesar de ser um passeio gratuito, é preciso reservar os ingressos através da plataforma oficial.
Onde: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República
Palacete Conde de Sarzedas
Um pouco mais afastado do centrinho da Liberdade, é possível fazer um passeio por um museu pouco conhecido e que esconde uma história de amor, o Palacete Conde de Sarzedas. Atualmente, é a sede do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo.
De acordo com o Tribunal de Justiça, o palacete foi encomendado por Luiz de Lorena Rodrigues Ferreira, descendente do 5º Conde de Sarzedas. Por isso, leva o seu nome.
Onde: Rua Conde de Sarzedas, 100 – Sé
Templo Lohan
O Templo Lohan é uma escola de kung fu budista que funciona em um prédio tombado, que passa quase despercebido por quem anda pela Liberdade.
É possível conhecer o espaço mesmo sem ser aluno, aprender sobre a cultura milenar chinesa, desde a escrita à medicina, e ainda participar de um dos treinos de kung fu. As visitas acontecem de segunda a quinta, das 15h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h.
Onde: Rua Conselheiro Furtado, 445 – Liberdade
Casa da Boia Cultural
A Casa da Boia, localizada em um casarão histórico na Rua Florêncio de Abreu, no Centro de São Paulo, é um verdadeiro tesouro cultural. Fundada em 1898 por Rizkallah Jorge Tahan, imigrante sírio, a loja passou por diversas transformações ao longo dos anos.
Desde 2018, o estabelecimento abriga um centro cultural, a Casa da Boia Cultural, que resgata a história do estabelecimento e do casal fundador, Rizkallah e sua esposa Zekié Naccachian.
Onde: Rua Florêncio de Abreu, 123 – Centro
Café Colonial no Palácio do Horto Florestal
Você sabia que é possível desfrutar de um Café Colonial no Palácio de Verão do Horto Florestal?
Desde 2022, a Urbia, concessionária responsável pelo parque, em parceria com o restaurante Velhão, tradicional restaurante da região localizado na Serra da Cantareira, oferecem aos visitantes essa experiência.
Onde: Rua do Horto, 1439 – Horto Florestal
Cortina Cineclube
No número 62 da Rua Araújo, o que antes era o subsolo de um estacionamento, agora é em um cinema.
Além de sala de cinema, o Cortina também é palco de shows e festas, sempre às quintas e sextas. Afinal, como os 80 assentos da sala são, na verdade, espreguiçadeiras, podem sair de cena.
Onde: Rua Araújo, 62 – República
Centro de Tradições Nordestinas
Em São Paulo, não há lugar mais arretado que o Centro de Tradições Nordestinas. O local serve como ponto de encontro para migrantes vindos do Nordeste e todos aqueles que admiram e consomem os costumes da região.
Na ativa há mais de três décadas, o espaço foi idealizado pelo empresário José de Abreu. O principal objetivo do projeto era exaltar a cultura nordestina e, assim, dar um basta ao preconceito sofrido por migrantes que residem na capital paulista.
Onde: Rua Jacofer, 615 – Limão
Edifício Matarazzo, a sede da Prefeitura de São Paulo
A visita guiada ao Edifício Matarazzo é uma oportunidade imperdível de ver a cidade por um outro ângulo. Afinal, não são todos os prédios históricos que podemos conhecer gratuitamente e acompanhados de um guia.
Por isso, separamos todos os detalhes para que você também faça uma visita à sede da Prefeitura de São Paulo. Então, confira os detalhes na nosssa matéria e saiba como fazer este passeio único pelo centro.
Mundo do Circo
Em dezembro de 2022, São Paulo ganhou uma nova atração super especial, o Mundo do Circo SP. O programa do Governo do Estado, com gestão da Amigos da Arte, surgiu para valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense.
Localizado no Parque da Juventude, o espaço funciona diariamente com entrada gratuita. Com mais de 10 mil m², conta com três lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Magia do Circo -, além do Picadeiro a Céu Aberto.
Onde: Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru
Avenida Paulista e os seus espaços culturais
A Avenida Paulista é um dos pontos turísticos queridinhos da capital. Aos domingos e feriados, a avenida se torna um verdadeiro “parque” em meio aos prédios. Enquanto os carros não podem passar, a população ocupa os seus espaços.
Além de ela própria ser um dos pontos mais conhecidos da cidade, a avenida mais famosa da cidade oferece muitas opções de passeios para todos os gostos e bolsos.
Vila Itororó
No coração da cidade, entre os bairros da Liberdade e a Bela Vista, a Vila Itororó foi erguida. O conjunto arquitetônico foi idealizado por Francisco de Castro em 1922, com mais de dez edificações construídas ao longo do século XX para fins residenciais e de lazer.
A Vila leva este nome por causa do Riacho do Itororó que, hoje canalizado, percorre seu curso abaixo da Avenida 23 de Maio. Na época, a água do rio servia para abastecer a piscina da vila, considerada a primeira piscina privada da cidade.
Onde: Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista
Zoológico de São Paulo
Localizado na Zona Sul da cidade, é o maior jardim zoológico do Brasil. Além disso, conta com 824.529 m2 de Mata Atlântica original, sendo um importante local na preservação da fauna e flora nativa de São Paulo.
São mais de três mil e duzentos animais que populam o zoológico, sendo cento e duas espécies de mamíferos, duzentos e dezesseis espécies de aves, noventa e cinco espécies de répteis, quinze espécies de anfíbios e dezesseis espécies de invertebrados.
Onde: Avenida Miguel Stéfano, 4241 – Vila Santo Estefano
Aquário de São Paulo
Muito se engana quem pensa que um aquário é só um local para observação de peixes. O Aquário de São Paulo oferece aos visitantes muito mais do que isso.
Além dos animais marinhos, o espaço abriga ursos polares, pinguins e até cangurus. Por lá, as crianças aprendem e se divertem nesse local cheio de aprendizado e ao mesmo tempo lúdico. E não só eles. Esse é um passeio que garante a diversão da família toda.
Onde: Rua Huet Bacelar, 407 – Ipiranga
Jardim Botânico de São Paulo
O Jardim Botânico de São Paulo, com 360 mil m2 destinados a visitação, oferece um passeio espetacular ao paulistano. Diversas paisagens proporcionam a oportunidade de observar e contemplar a natureza em meio à cidade.
Por aqui, o visitante tem a oportunidade de desfrutar do espaço, além de conhecer espécies de plantas de São Paulo, do país e do mundo.
Onde: Avenida Miguel Stéfano, 3687
Parque Marisa
O parque funciona em Itaquera desde 1987. E de lá para cá, conquista moradores não só da Zona Leste, que vão até lá em busca de entretenimento e lazer.
Com atrações para toda a família, o parque possui 20 brinquedos. Sendo que os mais procurados pelas crianças são o jumbinho, mini- autopista, comboio de caminhões e o charmoso fusquinha.
Onde: Rua Doutor Áureliano Barreiros, 183 – Itaquera
Trilha da Pedra Grande
Parece difícil acreditar que em meio à selva de pedra, existam lugares em São Paulo onde é possível entrar em contato com a natureza. Mas, o Parque Estadual da Cantareira, prova que é possível deixar a loucura do dia a dia para trás sem sair da cidade.
Aberto ao público em 1989, o parque é uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo. Além disso, dentro dele há diversas trilhas, sendo que uma das mais feitas pelo público é a da Pedra Grande, que garante uma vista panorâmica da cidade.
Onde: Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal
Mercado Municipal
Visita obrigatória para quem visita SP, o oficialmente chamado Mercado Municipal Paulistano, conhecido por muitos apenas como Mercadão é um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade.
No Mercadão de SP, como é carinhosamente conhecido pelos seus frequentadores, é possível encontrar de verduras, legumes e frutas fresquinhas, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar, a massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira linha.
Onde: Rua Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo
Parque do Carmo durante a floração das cerejeiras
Com mais de 1,5 milhão de m2, o Parque do Carmo é o segundo maior parque urbano de São Paulo, perdendo apenas para o Parque Estadual da Cantareira. O local é, acima de tudo, uma das opções de lugares em São Paulo para se divertir, tanto para crianças quanto para os mais velhos.
Além disso, em agosto, recebe a Festa da Cerejeira. Durante as primeiras semanas do mês, o seu bosque fica repleto de flores de cerejeiras que encantam os visitantes.
Onde: Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera
Galeria do Rock
A Galeria do Rock é um ícone de São Paulo e é uma parte importante da vida da juventude paulistana que vive ou já viveu uma fase roqueira.
O prédio, inaugurado em 1963, era um centro comercial como muitos outros. Ou seja, sua intenção no início não era se tornar um espaço voltado apenas para o estilo musical. Foi apenas em 1993 que a galeria se tornou um espaço como conhecemos hoje, com lojas de camisetas de bandas, lojas de piercings e estúdios de tatuagens.
Onde: Avenida São João, 439 – República
Cachoeiras que ficam dentro de São Paulo
Com o calor do verão muitos paulistanos têm buscado opções de lazer a céu aberto, de preferência com muita água para refrescar. Nada melhor do que ir para o meio da natureza e o melhor, sem ter que sair da capital.
Então, aproveite e confira a nossa lista de cachoeiras que ficam dentro da cidade aqui.
Passagem Literária da Consolação
A Passagem Literária da Consolação é daqueles lugares que passamos em frente várias vezes e na correria do dia a dia, podemos não perceber muito bem do que se trata.
Inaugurado na década de 1970, desde 2005 o local é gerido pela Associação Via Libris, entidade de livreiros que atuavam na Rua Augusta. Desde então, o espaço ganhou novos ares e uma programação cultural.
Onde: Rua da Consolação x Avenida Paulista – Consolação
Parque Estadual da Serra do Mar
O Parque Estadual da Serra do Mar é mais um desses lugares em São Paulo que são uma verdadeira surpresa. O parque é o maior do Estado de São Paulo e conta com mais de 332 mil hectares, abrange 25 municípios e é dividido em dez núcleos.
Na capital paulista, está localizado o Núcleo Curucutu. Além de toda a riqueza ambiental, uma das principais atrações do parque é a trilha que leva até o único trecho da cidade de São Paulo que está ao nível do mar, e de onde é possível avistar algumas cidades do litoral sul.
Onde: Rua da Bela Vista, 7090 – Embura do Alto