Ministra da Ciência e Tecnologia defende regulação da inteligência artificial

Por Günther Ner 3 Min Read

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, fez um balanço da gestão e apresentou os planos para este ano em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia. Ela destacou que no ano passado, foram reajustadas as bolsas de estudo e pesquisa, beneficiando 258 mil pesquisadores; lançados dois editais de pesquisa no valor de R$ 590 milhões; e organizados os eixos de vários programas de inovação que serão custeados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pelo Programa de Aceleração do Crescimento. Para este ano, a ministra defendeu a criação de um complexo econômico e industrial de saúde, a popularização da ciência nas escolas e a regulação da inteligência artificial, em discussão no Senado.

(ministra Luciana Santos) “A inteligência artificial vai modificar o modo de produção no mundo, e nós precisamos acompanhar essa corrida tecnológica. Ela vai impactar na agricultura, nós já temos experiências de utilização de IA na saúde, em diagnósticos, nós já temos na agricultura, principalmente no agronegócio, e nós precisamos garantir inclusive o debate da regulamentação.”

O senador Welington Fagundes, do PL de Mato Grosso, pediu informações sobre o orçamento do Ministério de Ciência e Tecnologia para viabilizar parques tecnológicos.

(senador Welington Fagundes) “Nós já voltamos lá no passado que os recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia tinham que ser liberados, e a gente sabe que tradicionalmente não vem sendo feito dessa forma. Então, essa comissão, todo mundo aqui, somos seus parceiros. Nós queremos apoiar o Ministério, e aí é independente de governo, claro, mas a gente quer exatamente essa eficiência na liberação dos recursos.”

A ministra ressaltou a evolução do orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que passou de 10 bilhões em 2023 para 12 bilhões neste ano, por determinação do presidente Lula. O senador Carlos Viana, do Podemos mineiro, se colocou a diposição da ministra para ajudar nas ações do ministério.

(senador Carlos Viana) “O tempo agora é de buscar crescimento para os brasileiros e vejo que há um esforço muito grande por parte da senhora. E da nossa parte e nós sempre convencermos aquilo que o mundo inteiro já sabe. Toda nação desenvolvida tem como investimento em ciência, tecnologia e inovação um dos pilares principais do desenvolvimento das novas economias.”

A ministra convidou os senadores para 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em Brasília, no mês de junho. Sob a supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Luiz Felipe Liazibra.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment